REGULAMENTO - FAVERA 2017

 

1. Objetivos

Os objetivos do FAVERA – Festival Audiovisual Vera Cruz, são:

- Democratizar o acesso da cultura por meio do audiovisual;

- Inserir a periferia de Goiânia no calendário de Festivais permanentes;

- Promover e suscitar reflexão sobre os conteúdos audiovisuais de curta-metragem produzidos nas periferias, bem como a produção audiovisual goiana em geral.

 

2. Organização

O IV FAVERA  é uma realização da É Nóis Ki Tá Produções.

 

3. Período

O FAVERA – Festival Audiovisual Vera Cruz 2017 será realizado de 17 a 19 de novembro de 2017.

 

4. Inscrição

4.1. As inscrições para o FAVERA 2017 estão abertas do dia 18 de março a 04 de junho de 2017 (prorrogadas), sendo este o prazo limite para o preenchimento do formulário on-line com indicação de link do filme.

4.2. Podem ser inscritos curtas-metragens com duração máxima de 20 minutos (incluindo créditos) e que tenham sido produzidos a partir de Janeiro de 2016.

4.3. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por meio do preenchimento do formulário de inscrição on-line no site do Festival: www.enoiskita.com/favera2017, contendo link da obra e sua respectiva senha, se for o caso, postada em sites com youtube, vimeo e similares. O link e senha devem ser inseridos no Formulário de Inscrição.

4.4. A inscrição só será validada com o correto preenchimento da ficha de inscrição.

4.5. Os responsáveis pelas inscrições devem se atentar para a classificação indicativa do filme, sendo o mesmo responsável por sua correta informação.

4.6. Poderão ser inscritas até 2 obras de cada diretor.

4.7. As obras selecionadas para as edições anteriores do FAVERA não poderão ser novamente inscritas.

 

5. Seleção, envio de arquivos para exibição.

5.1. Para a Mostra Competitiva de Curtas Nacionais, Mostra Infantil e Mostra Escolar, serão selecionadas, prioritariamente, obras que tenham as periferias em seus temas, cenários, histórias, etc. Para a Mostra Competitiva de Curtas Goianos, serão selecionadas obras com qualquer temática.

5.2. Os curtas produzidos ou co-produzidos pela É Nóis Ki Tá Produções não poderão compor as mostras competitivas.

5.3. A lista de filmes selecionados será divulgada oficialmente até o dia 23 de setembro de 2017 no site do Festival: www.enoiskita.com/favera2017.

5.4. Os formatos de exibição dos filmes selecionados serão mov e mp4, arquivos com no máximo 2gb. Outros formatos de exibição poderão ser aceitos eventualmente, após analisados caso a caso pela produção do Festival.

5.5. As cópias de exibição dos filmes selecionados deverão ser disponibilizados à organização do Festival, no máximo, até 15 de outubro de 2017.

5.6. Com a autorização do candidato, todas as informações presentes na ficha de inscrição dos filmes selecionados, assim como até 30 segundos de imagens do filme poderão ser publicadas e exibidas para fins de divulgação.

5.7. APENAS os responsáveis pelos filmes SELECIONADOS deverão enviar 2 fotos do filme para o e-mail: faverafestival@gmail.com.

5.8. Na categoria Escolar, poderão ser inscritos filmes oriundos de escolas de todo o Brasil, sendo realizados por alunos (ainda que em conjunto com professores) dos ensinos fundamental (1˚ ao 9˚ ano) e médio (1˚ ao 3˚ ano).  

 

6. Júri

6.1.  O júri será composto por profissionais de audiovisual e cultura, convidados pela organização do Festival, que decidirão os premiados. A decisão do júri é suprema e autônoma.

 

7. Premiação

Mostra Competitiva de Curtas Nacionais

Melhor Filme - Júri Popular

Melhor Ficção

Melhor Documentário

Melhor Animação

Melhor Experimental

Melhor Roteiro

Melhor Ator

Melhor Atriz

 

Mostra Competitiva de Curtas Goianos

Melhor Filme - Júri Popular

Melhor Ficção

Melhor Documentário

Melhor Animação

Melhor Experimental

Melhor Roteiro

Melhor Ator

Melhor Atriz

 

Mostra Infantil

Melhor Filme Júri Popular

 

Mostra Escolar

Melhor Filme - Júri Popular

Melhor Filme - Júri Oficial

 

7.4. Só serão atribuídas premiações a filmes cujo gênero tenha mais de um concorrente selecionado.

7.5. Cada membro do Júri poderá atribuir 1 menção honrosa em cada mostra (Goiana e Nacional) do Festival.

7.6. O Júri poderá atribuir 1 menção honrosa na mostra Escolar.

7.7. Além dos troféus para os vencedores de cada categoria e certificados de menção honrosa, a Organização do Festival poderá instituir posteriormente outros prêmios, decorrentes de apoios e patrocínios.

7.8. Os produtores dos filmes selecionados serão comunicados com antecedência para a eventual aceitação em participar de premiação que implique em concessão de direitos de exibição ou correlatos.

 

8. Outras considerações

8.1. Ao realizar a inscrição no Festival, o responsável está automaticamente concordando com todos os termos deste regulamento.

8.2. Ao se inscrever, os responsáveis pelas obras autorizam a exibição dos filmes em atividades anteriores ou posteriores que venham a ser instituídas como parte das atividades do Festival, como "Mostra dos Vencedores", "FAVERA Itinerante", "Retrospectiva FAVERA", "Prévia FAVERA 2017", etc., desde que haja prévia comunicação aos realizadores das obras por parte do Festival.

8.3. Os casos omissos serão dirimidos pela organização do Festival.


Conjunto Vera Cruz, Goiânia, Goiás, 20 de março de 2017.

'

De 17 a 19 de novembro

 

Escola Municipal Laurindo Sobreira do Amaral

Conjunto Vera Cruz - Goiânia/GO

Entrada Franca